Habemus papam! O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito no Conclave como o novo papa da Igreja Católica. Ele escolheu ser chamado de papa Leão XIV.
A fumaça branca foi vista no telhado da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8), sinalizando ao mundo que a escolha, enfim, havia sido feita pelos cardeais.
Em seguida, as badaladas dos sinos da Basílica de São Pedro ecoaram pelo Vaticano, confirmando o anúncio aguardado pelos católicos e por todo o mundo.
Cerca de um hora após a fumaça, diante de uma Praça de São Pedro lotada e sob os olhares atentos de fiéis e curiosos, o cardeal proto-diácono, o francês Dominique Mamberti, proferiu a tradicional fórmula em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam!” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos papa!)”.
A eleição do norte-americano Robert Francis Prevost acontece em meio a um período de grandes desafios para a Igreja Católica. A instituição milenar enfrenta profundas transformações sociais, muitas delas inclusive citadas pelo papa Francisco durante seu pontificado.
Após o anúncio, o papa Leão XIV apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro, vestindo o tradicional traje branco, para dar sua primeira bênção apostólica Urbi et Orbi (à cidade [de Roma] e ao mundo).
–
Por: Folha de Pernambuco
Via: Orobó FM, Eraldo Albuquerque
Publicado em: Quinta-feira, 08 de maio de 2025 – 15h23
Foto: Alberto Pizzoli/AFP